ANÁLISE DOS PARÂMETROS VENTILATÓRIOS E DESFECHOS HOSPITALARES EM PACIENTES VENTILADOS MECANICAMENTE
DOI:
https://doi.org/10.37951/2675-5009.2024v5i13.132Palavras-chave:
Ventilação Mecânica, Lesão Pulmonar Induzida por Ventilação Mecânica, Unidades de Terapia IntensivaResumo
INTRODUÇÃO: A ventilação mecânica é indispensável para o suporte avançado de vida, entretanto, se conduzida de forma inadequada pode danificar o pulmão. Parâmetros como driving pressure (DP) e mechanical power (MP) são importantes mensurações que auxiliam na redução de lesões pulmonares induzidas por ventilação mecânica (LPIV).
OBJETIVO: verificar se os parâmetros ajustados nas unidades de terapia de intensiva (UTI), em um hospital de urgência, estavam dentro do recomendado pela literatura, e também os desfechos hospitalares dos pacientes.
MÉTODOS: Estudo transversal, de indivíduos internados nas UTI’s de um hospital de urgências. Foram coletados dados referentes a internação, sinais vitais e parâmetros ventilatórios.
RESULTADOS: 99 indivíduos foram estudados, 71% sexo masculino. Apenas 8,1% dos valores de DP se encontravam altos (superior a 15cmH2O). O MP, em 21,2% dos pacientes, estava acima de 17J/min. O principal desfecho observado na amostra foi a mortalidade de 63,8%. Os valores de SpO2 estavam acima de 95% em 64,6% das avaliações.
CONCLUSÃO: Em algumas situações os parâmetros ventilatórios estavam ajustados de maneira não protetora de acordo com a literatura científica (8,1% de DP e 21,2% de MP aumentados). Os valores de SpO2 estavam frequentemente elevados, o que se relaciona diretamente a LPIV. Tais achados podem estar associados com a mortalidade na população estudada.